miami beach

Muito mais do que praias, Miami Beach é rica em arte, cultura e diversão

Famosa pelas praias e compras, Miami Beach é destino obrigatório de quem vai para a Flórida e busca por história, boa comida e diversão.

Miami é um dos destinos turísticos mais procurados do mundo e o principal do sul da Flórida. A segunda cidade mais populosa do estado é conhecida por sua diversidade cultural, gastronomia e por uma grande quantidade de atrações turísticas que muitas vezes nem quem vive lá consegue conhecer tudo. Mas não dá pra negar que, quando fechamos os olhos e pensamos em Miami, a imagem que vem à mente de todo mundo é a das praias de Miami Beach.

E o que muita gente não sabe é que Miami Beach é um lugar diferente, com administração própria e estrutura política diferenciada, mas como ela faz parte do condado de Miami e não possui faixas intermunicipais muito bem delimitadas, é comum achar que é tudo a mesma coisa. Miami Beach é reconhecida em qualquer lugar do planeta, tanto pelas belezas naturais que encantam turistas todos os anos quanto pela infinidade de atrações oferecidas.

As inigualáveis praias de Miami Beach são para todos os gostos

Projetadas sobre o Oceano Atlântico, as praias começam mais ao norte da ilha com a chamada North Beach até o ponto mais ao Sul, conhecido como South Beach, onde fica a South Pointe Park Beach, um parque municipal de mais de 60 mil m² que une areia à vegetação natural e uma visão de quase 360ºdo oceano. Entre as duas “pontas” existe uma faixa de areia contínua que compõe todo o centro turístico e comercial da cidade.

Em Miami Beach, as águas cristalinas convidam para um banho de mar obrigatório, além de pontos de pesca, jet ski e surfe. Os parques municipais oferecem lugares para relaxar e fazer esportes e piquenique, além dos bares e restaurantes onde é possível aproveitar uma vista privilegiada.

Com uma arquitetura única e os maiores centros de compras do mundo, Miami Beach é uma grande atração.

Uma viagem para Miami Beach não é completa sem visitar a Ocean Drive. Principal avenida da cidade, é um dos maiores centros de compras do mundo. Repleta de shoppings, restaurantes e atrações, ela fica de frente para o mar e tem diversas opções de parques que conectam a faixa de areia a uma espécie de “calçadão”. Qualquer um que já tenha visto pelo menos em foto consegue reconhecer logo de cara. E se de um lado tem a vista para o oceano atlântico, do outro tem a cadeia de prédios que percorre praticamente toda a extensão da ilha.

A arquitetura e história se misturam com as avenidas mais badaladas do mundo nas atrações turísticas de Miami Beach. É na Ocean que fica o Art Deco District, mais ao sul, perto da South Beach. Como essa foi a primeira parte urbanizada na cidade, que antes era praticamente um pântano gigante, a maior parte dos edifícios foram construídos a partir dos anos 1920, há quase cem anos. E é do estilo arquitetônico “art deco” que vem o apelido da região. Esse estilo arquitetônico importado da Europa que fez sucesso na época, é caracterizado por linhas aparentes, formas geométricas e pelos coloridos tons pasteis dos prédios.

Além do estilo arquitetônico peculiar dos prédios da Ocean Drive, a avenida é principalmente conhecida pela sua vida noturna. Não tão grandes como a principal avenida de Miami Beachm, mas nem por isso menos importantes, a Collins Avenue e a Washington Avenue também são conhecidas por sua diversidade de baladas, restaurantes e, claro, uma infinidade de lojas de todo o tipo, entre elas lojas de roupa masculina, feminina, unissex, lojas de eletrônicos, de lembranças. Tem de tudo, por lá.

E se é em compras que o turista está interessado, vale planejar algumas horinhas para visitar a Lincoln Road. Mesmo com esse nome, ela não é uma rua em si. Pelo menos não como as ruas já citadas, mas uma espécie de calçadão só para pedestres e que é como se fosse um grande shopping center a céu aberto, com opções de compras, gastronomia e entretenimento.

Todos tipos de comidas e restaurantes em Miami Beach

Os primeiros povos a viverem na da Flórida, os índios Tequesta, deixaram como principal herança para a culinária local, a pesca e a caça, além do uso de frutas, bastante abundantes na região. Aproveitando ao máximo os recursos naturais, não dá para perder os pratos à base de frutas tropicais e frutos do mar.

Espelho da diversidade cultural, os restaurantes de Miami Beach trazem fortes influências caribenhas e internacionais.

Somando essa tradição indígena à influência dos colonizadores espanhóis e dos imigrantes dos países da América Latina que imigraram para os EUA em meados do século XX e aos habitantes de outros estados norte-americanos que se dirigiram para a região nos anos 1920 em busca de oportunidades, o resultado é uma culinária construída com base na diversidade. Essa combinação faz com que a gastronomia de Miami seja tão única e particular quanto a italiana ou francesa. Mas é claro que por ser uma cidade tão cosmopolita, em Miami também se encontra, com facilidade, restaurantes especializados em comida mexicana, italiana, francesa e até brasileira.

Restaurantes não faltam em Miami Beach. Veja alguns dos mais famosos:

Joe’s Stone Crab

Um dos restaurantes mais tradicionais de Miami é a casa do Miami Power Lunch  (“almoço energético de miami”) e é a indicação para quem quer tirar um dia de folga da dieta. A especialidade da casa são as lagostas pescadas na região, mas o restaurante também é muito conhecido por sua seleção de carnes.

restaurantes miami beach

La Sandwicherie

Na região de South Beach, de frente para a avenida Ocean Drive fica essa lanchonete especializada em sanduíches e saladas francesas. Aberta à noite toda durante a semana é o melhor lugar para comer uma refeição barata abaixo de 15 dólares.

Byblos

Um dos restaurantes mais badalados dos últimos anos e um dos melhores de toda a região de Miami, se define como um casamento entre a força dos ingredientes locais com a tradicional cozinha oriental mediterrânea. Os pratos mostram bem esse casamento, trazendo receitas principalmente do líbano e de outros países árabes da região mas utilizando o sabor de ingredientes típicos da flórida.

Com tanta coisa para fazer e pontos turísticos em Miami Beach, o melhor, principalmente para aquele turista de primeira viagem, é aproveitar para conhecer a cidade a bordo de um city tour por Miami. Vale a pena se planejar para não perder nada.

O serviço de city tour da Eagle Tours conta com guias brasileiros e, dessa forma, fica bem mais fácil conhecer todas atrações, a história e ainda receber dicas exclusivas de quem conhece muito bem Miami Beach.

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *