turismo cultural em miami

Muito além das praias: conheça passeios culturais em Miami

Visitas a museus estão entre os principais passeios em Miami escolhidos pelos turistas

Conhecida mundialmente por suas praias paradisíacas de areia branca, mar azul, clima tropical, noites badaladas e famosas outlets de luxo, a Cidade Mágica também é muito rica em cultura. Não é a toa que cada vez mais turistas do mundo todo, na hora de montar seus roteiros de passeios em Miami fazem questão de incluir os principais museus da cidade em suas listas. Se para as próximas férias seu destino também é Miami, que tal separar um tempo para visitar os principais museus da cidade, entre um mergulho e outro?!

Confira abaixo alguns dos principais passeios culturais de Miami e aprofunde-se:

Cultura para toda a família

Com três andares de aquários interativos, nos quais é possível observar tubarões-martelo, arraias e mahi-mahi, e com um planetário 3D e diversas áreas dedicadas à ciência, o Phillip and Patricia Frost Museum of Science é a pedida certa para quem busca uma experiência em família. Inaugurado em maio de 2017 e localizado no Museum Park, com vista para Biscayne Bay, região central da cidade, o Frost Science agrada adultos e crianças. Outra opção de passeio em Miami para aproveitar com os pequenos é uma visita ao Miami Children’s Museum. Também localizado na região de Biscayne Bay, entre Downtown Miami e Miami Beach, o Children’s Museum é um museu feito para brincar e aprender. Com 36 anos de existência e repleto de atividades recreativas que ajudam no desenvolvimento da criatividade, imaginação e comunicação, o Miami Children’s Museum está entre os maiores museus dos Estados Unidos.

Phillip and Patricia Frost Museum of Science

Design e Arte Contemporânea

Já para quem prefere dedicar um tempo das férias apreciando arte contemporânea ou arte pós-moderna, ainda na região central de Miami, o Pérez Art Museum Miami (PAMM) é mandatório. Inspirado nas icônicas casas de Stiltsville dos anos 30, o PAMM contempla obras de artistas de todo o mundo, com foco na arte internacional dos séculos XX e XXI. Não deixe de visitar!

Ainda no mesmo clima de arte moderna e design sofisticado, outro museu imperdível é o Institute of Contemporary Art, Miami (ICA Miami). Localizado no elegante Design District, o ICA concentra sua programação em torno da promoção de artistas locais e emergentes, com o intuito de sempre surpreender seus visitantes com o que há de mais novo no mundo das artes, e o melhor – tem entrada gratuita.

História local

Para quem gosta de cultura, uma boa estadia em Miami só é completa com o tour histórico. E para começar, nada melhor do que visitar o HistoryMiami – um dos maiores museus privados de história regional do país. Localizado no centro da cidade, o museu conta com mais de 13 mil itens que remetem aos tempos pré-colombianos. Além disso, seus visitantes podem conferir exposições permanentes e temporárias que registram períodos importantes para a região, como por exemplo, a história do desenvolvimento do Sul da Flórida, entre outras.

E para entender um pouco mais sobre o desenvolvimento de Miami de forma visual, vale uma visita ao The Wolfsonian, museu, biblioteca e centro de pesquisa da Universidade Internacional da Flórida idealizado por Mitchell “Micky” Wolfson Jr., no final da década de 30. O Wolfsonian conta com cerca de 120 mil artefatos dentre fotografias, objetos de design e obras de arte dos períodos de 1885 a 1945.

Miami também é mundialmente conhecida pelas diversas comunidades que abriga – a judaica é uma delas e o Jewish Museum of Florida-FIU (JMOF-FIU) tem papel fundamental no registro da formação da cidade, mostrando como essa comunidade contribuiu para a construção da Miami de hoje. Localizado em um charmoso edifício da década de 30 com estilo art deco em Miami Beach, o museu tem acervo de mais de mil itens, entre fotos, documentos, filmes e artefatos. Outra comunidade de peso na região é a de brasileiros – hoje já são cerca de 300 mil. Quem sabe daqui a alguns anos o seu roteiro também contemple um “Brazilian Museum” na região?

Vizcaya garden miami

E para fechar seu roteiro cultural em Miami com chave de ouro, o belo e luxuoso Vizcaya Museum & Gardens é parada obrigatória. Com forte inspiração na arquitetura europeia, a casa museu foi construída por volta de 1914, como propriedade privada de inverno do milionário industrial James Deering. Mobiliada a dedo pelo magnata com peças trazidas da Europa e algumas adquiridas nos Estados Unidos, como tapeçarias renascentistas, móveis rococós, objetos de arte chineses, esculturas romanas e pinturas do início do século XX – a mansão faz com que seus visitantes se sintam em Versailles. Seus jardins combinam estética franco-italiana, com plantas adaptadas ao clima subtropical de Miami e exibem uma coleção de estátuas, chafarizes e follies – o que torna o ambiente extremamente romântico. No ano de 1952, o condado de Miami-Dade adquiriu o Vizcaya das mãos da família Deering, tornando a casa um museu. Hoje, a mansão, que é considerada Monumento Histórico Nacional dos EUA, é também refúgio de turistas, casais apaixonado, curiosos e instagramers. Afinal, quem não quer um retrato em meio a um dos mais belos gazebos do mundo?!

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.