Little Havana: conheça o bairro com sotaque latino em Miami

Little Havana é uma amostra da enorme influência dos imigrantes latinos – principalmente cubanos – em Miami. É um bairro com muito a se descobrir em termos de cultura!

Que os Estados Unidos são um país construído por imigrantes, quase todos sabem. Mas nem todos percebem a tremenda influência que essa convergência de culturas tem no país, inclusive em Miami.

A cidade atraiu imigrantes de todas as partes do mundo durante o século XX. Buscando trabalho e melhores condições de vida, a economia dinâmica da região lhes pareceu extremamente atraente.

No caso dos latino americanos, a proximidade com o Caribe tornou a localidade ainda mais interessante. Dentro deste grupo, pode-se dizer, tranquilamente, que os cubanos são os mais representativos. Sua presença é tão forte que moldou a paisagem e a arquitetura de um bairro por inteiro! Estamos falando de Little Havana, o bairro onde Miami tem sotaque latino. Confira as atrações que não podem estar fora da sua lista em sua próxima visita à cidade:

O que o bairro Little Havana tem de especial?

As décadas de 60 e 70, período de consolidação do regime de Fidel Castro, foram marcadas por emigração em massa de cubanos de seu país natal. Devido à economia dinâmica e à proximidade (Miami fica a menos de 100 km de Cuba via mar), a Flórida foi um destino óbvio para a maioria deles. Com o tempo, eles se concentraram na região que, hoje, é conhecida como Little Havana.

Há quem diga que o distrito nem sequer parece pertencer aos Estados Unidos. O espanhol está nas placas e na ponta da língua dos habitantes, que ainda fazem jus ao estilo de vida aberto e descontraído dos latinos. Os estabelecimentos tocam salsa e servem comida colorida e apimentada. É, realmente, um elo entre Cuba e Estados Unidos!

Ou seja: não espere as obras faraônicas ou as lojas de grife presentes nos demais bairros de Miami. O charme de Little Havana é outro!

little havana miami

Onde se hospedar para conhecer Little Havana?

Little Havana não é uma região hoteleira por excelência. Portanto, a localização mais estratégica para explorar a região é se hospedar a vizinha Downtown Miami, que fica perto de tudo e oferece excelentes opções de hospedagem, para todos os gostos e bolsos.

Além disso, Little Havana fica praticamente ao lado do Aeroporto Internacional de Miami. Se você tiver uma conexão longa na cidade e tem um temmpo sispom[ivel, é perfeitamente possível usar o tempo para descobrir a região próxima ao aeroporto. Dica: contrate um transfer para aproveitar seu tempo ao máximo!

Quais são as principais atrações de Little Havana?

Praticamente todas as atrações de Little Havana se concentram na Calle Ocho, que é a rua principal do bairro. Assim, um dia de passeio é suficiente para descobrir tudo que esta região tem a te oferecer. Confira algumas atrações que fazem o passeio valer a pena:

  • Calle Ocho Walk of Fame: você provavelmente já ouviu falar da Hollywood Walk of Fame, em Los Angeles. A Calle Ocho é a versão cubana, que homenageia vários artistas latinos.
  • Viernes Culturales: toda última sexta-feira do mês, a arte e a música tomam as ruas de Little Havana. São os Viernes Culturales (sextas culturais, em bom português), nos quais as galerias de arte são gratuitas e os músicos se apresentam nas ruas.
  • Plaza de la Cubanidad: a praça, apesar de pequena e simples, é muito importante para os habitantes do bairro. Ela tem um monumento que homenageia cubanos que naufragaram tentando chegar a Miami.
  • Bay of Pigs Museum: mesmo pequeno, este museu trata de um evento muito interessante da história cubana, a Invasão da Baía dos Porcos. É parada obrigatória para quem se interessa por história!
  • Tower Theater: hoje um edifício emblemático da região, o Tower Theater era o único cinema onde os filmes eram exibidos em espanhol. A visita é uma verdadeira viagem no tempo!
  • Parque Máximo Gómez: de arquitetura hispânica clássica, o parque é excelente para observar o estilo de vida da região. Ele também é conhecido como Domino Park, devido aos idosos que passam o tempo em partidas do jogo, típico de Cuba.
  • Casas noturnas: no quesito diversão, a opção em Little Havana não poderia ser outra além da salsa! Ao caminhar pelo bairro, você encontra uma série de estabelecimentos especializados no ritmo.

Restaurantes em Little Havana

Quando se trata de gastronomia, Little Havana tampouco deixa por menos! Confira alguns estabelecimentos clássicos e imperdíveis da região:

  • Versailles: o estabelecimento se autointitula “o restaurante cubano mais famoso do mundo”. E não é sem motivo! Desde que abriu as portas, em 1971, está sempre cheio, e oferece sabores típicos da ilha caribenha.
  • Sorveteria Azúcar: nada como um bom sorvete para apaziguar o calor de Miami! Na tradicional Azúcar, você encontra sabores que, por mais que sejam muito conhecidos no Brasil, são exóticos para os americanos, como o sorvete de goiaba ou café.
  • Ball & Chain: está é a melhor escolha para quem quer beliscar algo e ouvir um bom blues. O estabelecimento, aberto na década de 30, segue popular até hoje. É perfeito para beber alguma coisa e relaxar depois de um dia de passeio!

 

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *