4 dicas em Miami para quem é amante das artes

Turismo em Miami não é só compras, mas também conhecer o que há de mais atual na arte contemporânea

Viajar para Miami, aos olhos de muitos turistas brasileiros, é sinônimo de compras, praias, bons restaurante e agitada vida noturna. No entanto, a cidade mais latino-americana dos EUA é também reconhecida como importante polo artístico em nível internacional, principalmente quando o assunto é arte contemporânea.

É uma tradição que vem crescendo progressivamente nos últimos anos e se reflete em áreas que já são célebres entre os amantes da arte. Downtown Miami, juntamente com bairros associados à produção artística como Wynwood e Design District, colocaram, na última década, Miami como uma promissora referência artística mundial. É ponto de convergência entre artistas do grafite e do pincel.

arte-miami

Não é à toa que a cidade recebe anualmente a maior feira de arte dos EUA e a principal do antenado ponto de vista do mercado latino-americano, a Art Basel Miami Beach. Em 2016, a 15ª edição do evento foi realizada entre os dias 1º e 4 de dezembro (os preços eram de US$ 50 pelo ingresso diário e US$ 105 para todos os dias). Na ocasião, muitos artistas brasileiros foram destacados nas galerias, tais como André Komatsu, Paulo Nazareth e Sônia Gomes.

Por isso, se você quer realmente conhecer Miami para além dos outlets, você precisa respirar também as artes das ruas e das galerias. Aqui vão 4 dicas de points artísticos imperdíveis para você se tornar um dilettante:

Bairro Wynwood

Vamos começar por este que é o mais famoso bairro artístico de Miami e que, sozinho, concentra mais de 70 galerias. O que realmente chama a atenção por ali, no entanto, é o “museu” ao ar livre onde estão expostas – por todo cenário urbano que envolve muros, calçadas e asfalto – a arte do grafite. É um manancial de cores e ideias das mais diversas. E uma vez por mês, sempre aos segundos sábados, ocorre o Wynwood Art Walk, quando exposições artísticas e espetáculos correm soltos até a madrugada pelas ruas do bairro.

wynwood walls

Fredric Snitzer Gallery

Ainda no bairro de Wynwood está localizada a galeria que é considerada a mais tradicional de Miami: a Fredric Snitzer Gallery. É o mais respeitado repositório de arte contemporânea da cidade, sendo que seu fundador é também um dos criadores da Art Basel Miami Beach. Exatamente por isso o estabelecimento sempre antecipa o que ainda está por surgir na principal feira artística do país, sempre de olhos atentos aos novos talentos.

Design District

Andar pelo bairro de Design District é o mesmo que encher os olhos com o que há de mais moderno e descolado na decoração, na escultura e no mobiliário. Como o próprio nome já indica, é o epicentro do design voltado para a arquitetura de interiores. Além disso, o turista que não quer abrir mão das compras em Miami encontrará por ali ótimas boutiques, lojas de moda, cafés e restaurantes. É o lugar da ostentação inspirada pela arte.

design-district-miami

Artcenter

A arte em Miami não está circunscrita somente aos bairros de Wynwood e Design District. Em South Beach, uma escola de arte chama atenção na Lincoln Road. O Artcenter oferece cursos de desenho, pintura e de artes para crianças. Fundada em 2007, sua filosofia é de que a arte não tem limites.

 

Please rate this

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.